ecoturismo-brasil

Os 50 Melhores Destinos De Ecoturismo Do Brasil

AndreaDicas de Viagem1 Comment

Parques e cachoeiras, dunas e lagoas, trekkings e futuações. Selecionamos os melhores lugares para se aventurar e curtir paisagens surreais. Prepare a sua mochila e pegue a estrada para curtir um país bonito por natureza!

1. Bonito (MS)

Em Bonito, ninguém põe o pé sem antes fazer reserva, pagar taxa de visita e contratar um guia. Mesmo com toda a estrutura disponível aos turistas, muitos atrativos parecem intocados. É o caso do Rio Sucuri. 

2. Chapada dos Guimarães (MT)

Com suas enormes formações rochosas, mirantes e cachoeiras, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989, é umas das principais atrações do Cerrado brasileiro.

3. Chapada dos Veadeiros (GO)

A Chapada dos Veadeiros abriga rios cristalinos, cachoeiras de mais de 100 metros, trilhas e paredões de pedra. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 2001.

4. Gruta da Lagoa Azul, Nobres (MT)

Alternativa a Bonito (MS), o destino é muito procurado para mergulho e flutuação. Os rios cristalinos cheios de peixes, as grutas e cachoeiras encantam quem visita a cidade.

5. Nobres (MT)

 As mais de 650 espécies de aves catalogadas na região são apenas um dos motivos para conhecer o Pantanal. Pesca, safári fotográfico e focagem noturna de animais estão entre os programas mais procurados.

6. Pirenópolis (GO)

A cidade esbanja cachoeiras e áreas verdes para atividades diurnas. Os aventureiros podem explorar belas vistas da região escalando o Monte dos Pirineus. Durante a noite quem ganha vez é a Rua do Lazer, com seus bares e restaurantes.

7. Caravelas (BA)

A cidade serve como base para as embarcações que rumam ao Parque Nacional dos Abrolhios, detentor da maior formação de corais do Atlântico Sul e um dos melhores pontos de mergulho do país.

8. Chapada Diamantina (BA)

As cachoeiras, rios, cânions e grutas, que formam cenários inacreditáveis, fazem do Parque Nacional da Chapada Diamantina um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. As atrações valem a visita e encantam os aventureiros.

9. Fernando de Noronha (PE)

Em Fernando de Noronha, além das paisagens surreais, tartarugas gigantes, cardumes coloridos e golfinhos enchem os olhos de quem passa pelo destino. Baía dos Sanchos, Baía dos Porcos e Praia do Leão estão entre as mais bonitas do Brasil.

10. Itacaré (BA)

A antiga vila de pescadores vive do ecoturismo. Apesar da melhoria na infraestrutura da cidade, as praias continuam intocadas e selvagens.

11. Jericoacoara (CE)

O ar rústico permanece na, hoje, popular Jericoacoara. Cenários locais clássicos como a Duna do Pôr do Sol não perderam a beleza de alguns anos atrás.

12. Lençóis Maranhenses (MA)

É um destino daqueles que sempre supera as expectativas do turista. Os guias são importantes e ter preparo físico ajuda nas caminhadas sob o sol.

13. Morro de São Paulo (BA)

A vila não é mais tão pacata como há vinte anos. Em compensação, o destino oferece uma infraestrutura confortável e as praias se mantêm charmosas.

14. Parnaíba (PI)

A cidade, segunda maior do Piauí, é base para os passeios no Delta do Parnaíba e abriga outras atrações como praias e a Lagoa do Portinho. 

15. Praia da Pipa (RN)

Turistas do mundo inteiro são atraídos pelas águas azuis-esverdeadas das praias da região, sempre povoadas por golfinhos. A atmosfera hippie-chique também dá o tom ao local.

16. Serra da Capivara (PI)

O Parque Nacional da Serra da Capivara é um oásis na região semi-árida do sudeste do Piauí. A região tem uma paisagem única, com cânions, baixões e serras, e de uma enorme concentração de arte rupestre pré-histórica.

17. Alter do Chão (PA)

Por não ser tão popular ainda entre turistas do Sul e Sudeste, pode ser considerada um dos paraísos perdidos no Brasil.

18. Parque Nacional do Monte Roraima – Boa Vista (RR)

O platô que abriga o topo do Monte Roraima é um dos pontos mais elevados do país, a 2.734 metros de altitude. A paisagem deslumbra os turistas com seus grandes paredões, cachoeiras, lagos e formações rochosas curiosas.

19. Jalapão (TO)

O cenário é um dos mais lindos do Brasil e mesmo assim não é muito visitado. Cachoeiras cristalinas, piscinas naturais verde-esmeralda, chapadões e dunas compensam as dificuldades para chegar ao local. 

20. Manaus (AM)

O destino é porta de entrada para conhecer a Floresta Amazônica, o maior bioma brasileiro. A metrópole também reservas boas amostras amazônicas em sua área central. 

21. Novo Airão (AM)

A cidade é base para explorar os esplendorosos e (quase) intocados Parque Nacional de Anavilhanas e Parque Nacional do Jaú. 

22. Presidente Figueiredo (AM)

As cachoeiras no meio da floresta agradam os turistas que buscam um contato com a selva. Existem opções de trilhas curtas e acessíveis e outras com grau de dificuldade maior.

23. Alto Caparaó (MG)

A cidade tem a principal entrada para o Parque Nacional do Caparaó, que fica na na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e tem como principal atrativo o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do país.

24. Brotas (SP)

A cidade é a capital paulista do turismo de aventura. O rafting no rio Jacaré-Pepira é um dos programas mais procurados. Tirolesas e rapéis também são populares.

25. Conceição do Ibitipoca (MG)

O Parque Estadual do Ibitipoca é o principal atrativo da região. Suas trilhas de diferentes níveis de dificuldade atraem famílias e aventureiros. 

26. Gonçalves (MG)

A zona rural da cidade atrai turistas em busca de suas cachoeiras e mirantes. 

27. Ilha Grande (RJ)

O destino é conhecido pelas belas praias combinadas a um preservado trecho da Mata Atlântica.O único jeito de alcançar a ilha é de barco, a partir de Angra dos Reis ou de Mangaratiba. 

28. Ilhabela (SP)

A ilha encanta não só pela suas praias, mas também pelas trilhas, cachoeiras e mirantes. Os mergulhadores também se esbaldam com os navios naufragados nos fins do século 19 e início do 20.

29. Iporanga (SP)

A cidade abriga três dos quatro núcleos de visitação do Petar (Parque Estadual Turísticodo Alto Ribeira). Passeios nas cavernas e cachoeiras são as atividades mais procuradas.

30. Itatiaia (RJ)

A cidade hospeda o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional brasileiro. A região tem uma extensão da Serra da Mantiqueira, o que atrai montanhistas de todo o país. 

31. Itaúnas (ES)

O destino é valorizado por suas praias selvagens e belas dunas.

32. Monte Verde (MG)

O romantismo da cidade não deixa suas atrações menos radicais. Tiroleas, trekking e passeio de quadriciclo fazem parte da rotina diária de passeios turísticos locais.

33. Paraty (RJ)

Para alcançar as praias mais lindas de Paraty, é preciso encarar trilhas no meio do mato ou passeios de barco pela baía, contornando ilhas e ilhotas. Como recompensa, você terá a seus pés as areias do Sono, que ainda dá acesso às isoladas enseadas de Antigos e Antiguinho.

34. Pedra Azul (ES)

O Parque Estadual engloba parte do município de Domingos Martins e o trecho mais belo da serra capixaba. O relevo montanhoso é responsável pelas belezas e atrações locais.

35. Petrópolis (RJ)

A cidade é um dos principais destinos de serra do país. O Parque Nacional da Serra dos Orgãos destaca a natureza local com a possibilidade de fazer trilhas e apreciar vistas maravilhosas.

36. Santa Bárbara (MG)

Patrimônio natural e histórico, o Santuário do Caraça possui trilhas e cachoeiras – além de lobos-guarás, que podem ser vistos ao anoitecer. 

37. São José do Barreiro (SP)

A Trilha do Ouro é o mais famoso atrativo do Parque Nacional da Serra da Bocaina, com trechos de piso pé-de-moleque, cachoeiras e contato direto com a Mata Atlântica. Para os menos aventureiros, há trilhas menores e boas pousadas para descansar.

38. São Sebastião (SP)

É o trecho mais badalado do litoral paulista. Os cem quilômetros da orla são rodeados pela Mata Atlântica e fomentados por bons hotéis e boa gastronomia.

39. Serra da Canastra (MG)

A paisagem do Parque Nacional da Serra da Canastra é feita de Campos de Altitude e Cerrado. Muitas atrações têm o acesso complicado. Algumas têm a contratação de um guia como requisito obrigatório. 

40. Serra do Cipó (MG)

mportante santuário da flora brasileira, o Parque Nacional Serra do Cipó (MG) alia longas trilhas com numerosas nascentes, riachos e cachoeiras das bacias do Rio São Francisco e Rio Doce.

41. Socorro (SP)

Todos podem se aventurar nas atrações de Socorro. A cidade é pioneira em acessibilidade para turismo de aventura. As corredeiras do Rio do Peixe são ideais para os iniciantes no rafting.

42. Teresópolis (RJ)

O Parque Nacional da Serra dos Orgãos, em Teresópolis (RJ), é a principal atração para os amantes da natureza. Entre trilhas e piscinas naturais, abriga o Pico Dedo de Deus, ícone da região.

43. Ubatuba (SP)

Dentre as 102 praias da costa, sempre tem alguma que surpreende, seja pelo verde do mar ou a exuberância da Mata Atlântica. O destino atrai surfistas, famílias e quem busca sossego.

44. Visconde de Mauá (RJ)

Em Visconde de Mauá durante o dia o principal programa são as caminhadas para curtir a natureza local. À noite é hora de desfrutar a boa gastronomia e relaxar em algum dos confortáveis hotéis da região.

45. Cambará do Sul (RS)

Os cânions Itaimbezinho e Fortaleza são os mais procurados e imperdíveis na região. Além dos cânions, os turistas também procuram (e encontram) belas cachoeiras.

46. Canela (RS)

Belas paisagens serranas são o que não faltam. Com destaque para a Cascata do Caracol e programas que envolvem muita adrenalina, com atividades como rapel, arvorismo e escalada.

47. Florianópolis (SC)

As praias mais selvagens e sossegadas ficam no sul da ilha. São tantas praias que nem todas têm nome. Como se não as bastasse, Floripa também agrada com suas lagoas, dunas, montanhas e mangues.

48. Foz do Iguaçu (PR)

A cidade tem o segundo cartão postal brasileiro mais reconhecido mundo afora, graças à beleza sem fim das Cataratas do Parque Nacional do Iguaçu.

49. Ilha do Mel (PR)

Carros não entram na Ilha, o que faz a jornada do turista, durante toda a viagem, ser sobre trilhas de areia. Durante o dia, os aventureiros podem fazer trilhas e curtir as praias mais distantes e remotas. 

50. Urubici (SC)

É um dos destinos mais frios do país, com histórico de neve no inverno. Paisagens como a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja fazem da cidade um bom lugar para ecoturismo.

One Comment on “Os 50 Melhores Destinos De Ecoturismo Do Brasil”

  1. Descalvado-SP tem imensas cachoeiras,casarões, Museu e fazendas 5*, visite uma vez na vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *