Roteiros do Brasil: São Joaquim, a cidade mais fria do país

BY: Andrea Romani Zerbini
10/04/2018
COMENTÁRIOS: 0

Com pouco mais de 25 mil habitantes, a cidade de São Joaquim está localizada no planalto serrano catarinense, a 85 km de Lages, 227 km de Florianópolis e 407 km de Porto Alegre. A melhor época para visita-la é no inverno, quando os termômetros registram temperaturas negativas e pode nevar. Apesar de ter o título de “cidade mais fria do Brasil”, as temperaturas mais baixas do país costumam ser registradas no município vizinho de Urupema. É fácil de se locomover pela cidade, pois ela não é muito grande e há várias placas de sinalização indicando o caminho para os pontos turísticos. 

O que fazer em São Joaquim?  

Praça João Ribeiro, onde está a Igreja Matriz da cidade. Na praça há algumas esculturas e um pequeno lago com fonte, que costuma ficar congelado nos dias mais frios. As árvores também congelam no inverno, formando verdadeiras esculturas de gelo e fazendo a alegria dos visitantes. 

Estação Experimental da Epagri, onde está plantada a primeira árvore de maçã fuji do Brasil. O local fica próximo ao Parque de Exposições onde acontece todos os anos a Festa Nacional da Maçã. Num dos pavilhões do parque está a Exponeve, uma feira permanente de artesanato e produtos típicos da região.  

Belvedere uma escadaria de onde é possível ter uma visão panorâmica de toda a região central de São Joaquim.  

Já para os fãs de vinho, a Vinícola Villa Francionipasseio que precisa ser agendado, mas que vale muito a pena. Na visita, que tem 1h30 de duração, o guia conta toda a história da empresa e explica em detalhes o processo de produção dos vinhos. No final há uma degustação de seis tipos diferentes e o valor do ingresso (R$30,00) é revertido em vale compras na loja da vinícola. 

Mirante dos Pinheiros, também conhecido como Mirante das Araucárias. É uma plataforma elevada de onde é possível observar a vegetação típica da região, principalmente as árvores araucárias, encontradas principalmente nas regiões mais elevadas do sul do Brasil. O Snow Valley, um parque de aventuras localizado na saída da cidade, que possui arvorismo, pêndulo, três tirolesas, muro de escalada e trilhas. Também para quem gosta de paisagens naturais, a Cascata do Pirata, onde há duas quedas d’água gêmeas, com 15 metros de altura. Para chegar ao local é preciso o acompanhamento de um guia, pois o local é de difícil acesso. (Fonte

 

Gastronomia em São Joaquim 

Comida caseira é o que mais combina com o friozinho da cidade, portanto restaurantes com uma pegada mais tradicional imperam pela cidade. Aqui vão alguns indicados: 

Restaurante Pão Saloio: Restaurante de culinária Portuguesa. O prato mais pedido é com certeza o bacalhau. São diversas as avaliações no TripAdvisor  

Restaurante Pequeno Bosque: ambiente rústico decorado com madeiras e pedras, boa comida, ótimo atendimento e uma vista incrível da cidade. 

Restaurante do rosário: comida européia e portuguesa, ambiente aconchegante e uma ótima cartela de vinhos.  

Outras opções:  

Churrascaria Schlichting 

Divino Grao Café 

Fondue e Restaurante Cristal de Gelo 

Moca Grill Steak House 

Ristorante Toscano 

(Fonte

 

Hospedagem 

São diversas as opções que São Joaquim oferece no quesito hospedagem. Chalés, hotéis e pousadas para acomodar todos os turistas durante a época de frio da maneira mais aconchegante possível. Aqui vão algumas oções: 

Urubici Park Hotel: instalações pequenas, mas aconchegantes com serviço de quarto.  

Hotel Dolomiti: próximo ao centro da cidade, recentemente reformado e bem decorado.  

 

Outras opções: 

Hotel Le Canard Lages 

Chalé Alto da Serra 

Hotel Incomol 

Pousada Caminhos da Neve 

São Joaquim Park Hotel 

(Fonte

42
Categoria: Destinos

Andrea Romani Zerbini

Há mais de 16 anos no mercado de turismo, essa é minha paixão desde os meus 19 anos. Sou Turismóloga: já trabalhei em companhia aérea, agências de viagem particulares e especializadas em atendimento corporativo. Aos 24 venci a insegurança e montei meu próprio negócio. O que mais me cativa é o relacionamento com diferentes públicos todos os dias: fazer parte do planejamento e assessoramento de suas viagens é o que me realiza.

Comentários

Comentar Publicação

Andrea Romani Zerbini

Há mais de 16 anos no mercado de turismo, essa é minha paixão desde os meus 19 anos. Sou Turismóloga: já trabalhei em companhia aérea, agências de viagem particulares e especializadas em atendimento corporativo. Aos 24 venci a insegurança e montei meu próprio negócio. O que mais me cativa é o relacionamento com diferentes públicos todos os dias: fazer parte do planejamento e assessoramento de suas viagens é o que me realiza.

Instagram

Mais Visitados

Área Restrita

Portofino Turismo © 2018 - Todos os direitos reservados | MaPa.


Razão Social: H.R. Turismo e Passagens Ltda.     CNPJ: 06.256.161/0001-27