Roteiros do Brasil: Monte Verde - MG

BY: Andrea Romani Zerbini
15/05/2018
COMENTÁRIOS: 0

Embora muita gente acredite que só há o que fazer em Monte Verde no inverno, o distrito de Camanducaia tem atrações que podem ser aproveitadas durante todo o ano. 

Localizado em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueirao distrito fica a cerca de 160 km de São Paulo e 480 km de Belo Horizonte. E, mesmo sendo um distrito, Monte Verde movimenta tanto a economia da região que não se consegue não chamá-la de cidade. 

 

O QUE FAZER EM MONTE VERDE 

 

Neste post, damos dicas de o que fazer em Monte Verde durante todo o ano, não apenas no inverno, quando é a alta estação. 

Não tem como! Uma das principais coisas de o que fazer em Monte Verde é comer e comer muito bem! Por lá, é possível encontrar dezenas de restaurantes espalhados, principalmente, pela rua principal. Comida mineira, italiana e alemã se misturam ao tradicional rodízio de fondue. Na baixa temporada, é possível pagar menos de R$ 50 por pessoa para comer fondue de carne (vermelha, peixe e frango), queijo e chocolate. Vale muito a pena! 

Outra dica de o que fazer em Monte Verde é passear pelo centrinho. Na verdade, na rua principal que se chama Avenida Monte Verde é onde estão os principais bares, restaurantes e lojas. Por lá, é possível encontrar sabonetes artesanais, chocolates, queijos, roupas de frio e lembrancinhas. Não deixe de ir à Galeria Suíça e à Galeria Celeiro, locais com boas opções de lojas. 

Pra quem ama chocolate também há muito o que fazer em Monte Verde. São diversas lojas espalhadas na cidade com produção própria. A mais antiga é a Gressoney. Fundada em 1978 por uma família vinda da Europa, a loja de fábrica está localizada na Avenida Monte Verde, parada estratégica dos turistas na hora de deixar a cidade para levar bons chocolates para casa. 

O interessante da Gressoney é que, além de vender chocolates e servir doces, ela possui um vidro em que é possível acompanhar a fabricação do chocolate em tempo real. Dá para passar um bom tempo babando vendo tudo sendo feito. 

Não deixe de experimentar a Sopa de Morango, uma mistura de chocolate derretido, morangos e sorvete, e também a prímula, criação deles que é um mix de pão de mel com alfajor recheado com doce de leite. 

Para quem quiser queimar as calorias, Monte Verde também oferece trilhas famosas no Parque Ecológico Verner Griberg e que não necessitam do auxílio de um guia para realizá-las. São elas: Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pico do Selado e Platô. 

A trilha mais famosa da cidade é a da Pedra Redonda, que é considerada de nível fácil. A caminhada dura cerca de 1h30 entre ida e volta e possui contenções, escadas e pontes. A vista compensa qualquer esforço. Lá de cima, dá para ver as montanhas de Minas, os vales de São Paulo e toda a região de Campos do Jordão. 

Outra atração de Monte Verde é a pista de patinação no gelo, que funciona durante o ano todo, mas de acordo com a temporada. Lá, é possível encontrar patins que vão do número 27 ao 47, ou seja, um passeio pra família toda. 

Pra quem gosta de aventura, também há muito o que fazer em Monte Verde. A Fazenda Radical, que fica a 5km do Portal da cidade, possui mega tirolesas, passeios de quadriciclo, arco e flecha, arvorismo, escalada e muito mais. São duas mega tirolesas (uma de 450m e outra de 475; 925m no total). A travessia pelo vale da fazenda proporciona uma vista de 360º no meio da mata. Pura adrenalina na ida e na volta. (Fonte

 

 

 

Gastronomia 

ALPMINAS 
Av. Monte Verde, 7 

CAFÉ PINHÃO 
Av. Monte Verde, 796 

CONFRARIA PAULISTÂNIA 
Av. Monte Verde, 858 

DONA MUCAMA 
Av. Monte Verde, 945 

FRITZ CERVEJARIA ARTESANAL 
R. Rolinha, 40 

VILLA AMARELA 
Av. da Fazenda, 10 

 

Hospedagem 

Chalés Monte Verde 

Pousada Villa do Sol 

Estalagem Spiller 

Pousada Cantinho de Monte Verde 

Pousada Jardim das Montanhas 

(Fonte

 

Gostou da matéria? Acompanhe nosso Facebook e veja muito mais!

 

 

 

113
Categoria: Destinos

Andrea Romani Zerbini

Há mais de 16 anos no mercado de turismo, essa é minha paixão desde os meus 19 anos. Sou Turismóloga: já trabalhei em companhia aérea, agências de viagem particulares e especializadas em atendimento corporativo. Aos 24 venci a insegurança e montei meu próprio negócio. O que mais me cativa é o relacionamento com diferentes públicos todos os dias: fazer parte do planejamento e assessoramento de suas viagens é o que me realiza.

Comentários

Comentar Publicação

Andrea Romani Zerbini

Há mais de 16 anos no mercado de turismo, essa é minha paixão desde os meus 19 anos. Sou Turismóloga: já trabalhei em companhia aérea, agências de viagem particulares e especializadas em atendimento corporativo. Aos 24 venci a insegurança e montei meu próprio negócio. O que mais me cativa é o relacionamento com diferentes públicos todos os dias: fazer parte do planejamento e assessoramento de suas viagens é o que me realiza.

Instagram

Mais Visitados

Área Restrita

Portofino Turismo © 2018 - Todos os direitos reservados | MaPa.


Razão Social: H.R. Turismo e Passagens Ltda.     CNPJ: 06.256.161/0001-27