Apaixone-se por Foz do Iguaçu

BY: Andressa Teixeira
03/07/2015
COMENTÁRIOS: 1

Eu fui!

Cada vez que tenho a oportunidade de viajar pelo Brasil, fico mais apaixonada e orgulhosa em ser brasileira.

O destino que compartilho com vocês hoje está no Brasil mas nossos hermanos argentinos também tem um tiquinho dessa beleza e podem dizer que compartilham da mesma paisagem - FOZ DO IGUAÇU.

Somos donos do maior conjunto de quedas d'água da Terra, formados pelo rio Iguaçu, com cerca de 270 cachoeiras nos parques nacionais das duas fronteiras, com alturas entre 40 m e 90 m. Não é a toa que o turismo em Foz do Iguaçu chega a atrair cerca de 1,4 milhão de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros.

As cataratas se exibem há milhares de anos, mas somente nas últimas décadas a recepção aos turistas se aperfeiçoou com mirantes de engenharia ousada, que permitem tocar e ser tocado pelo aguaceiro. O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 1939, anos depois de ter uma celebridade entre os incentivadores da preservação ambiental: o aviador Santos Dumont.

No lado argentino, o Parque Iguazu foi criado em 1934 e também merece um dia inteiro de visita. As imagens mais assustadoras surgem ao final das passarelas para o Salto Bosseti e para a Garganta do Diabo. Para quem deseja mais adrenalina do que a visão vertiginosa das águas, os parques oferecem tirolesa, rapel e rafting, e passeios nos botes velozes para um batismo e tanto no mundo da aventura: banho de catarata.

Foz do Iguaçu tem uma rede hoteleira eficiente, com profissionais do turismo que falam dois ou três idiomas. Eu fiquei hospedada no Mabu Interludium e no Mabu Resort, super recomendo o Resort principalmente para família com crianças, eles oferecem uma equipe excelente de recreadores e possui uma aréa kids Sítio do Picapau Amarelo com personagens caracterizados. Alguns passeios não são interessantes ser feitos com crianças pequenas, então muitos pais deixam seus filhos com os monitores e "arribam" para os passeios.

Dois locais em Foz do Iguaçu merecem visita sem pressa: o Parque das Aves e Itaipu Binacional. Ao lado do Parque Nacional de Iguaçu, a reserva criada em 1994 por alemães amantes da natureza contrapõe ao show das águas o show das cores de flamingos, guarás, papagaios, araras, tucanos, vulturinas, pavões, gralhas-picaças, mutum-de-penacho, saracuras. Existem aves ameaçadas de extinção, como o macuco, e outras que vieram de longe, da África e da Ásia.

Itaipu, obra monumental de engenharia administrada por Brasil e Paraguai, gera energia elétrica desde 1984. Em anos recentes, a usina tem diversificado a programação para receber os visitantes: crianças e adultos podem conhecê-la no circuito panorâmico, na visita ao interior da usina, nas trilhas da reserva biológica, no museu, no passeio da catamarã no Lago de Itaipu e também à noite, no show de luzes e música diante da barragem.

Gastronomia - 

Restaurante na Argentina - Tio Querido - http://www.eltioquerido.com.ar/

Prato principal do restaurante é  o bife de chorizo, além de massas, peixe entre outras opções, um bom restaurante para recomendar aos clientes, e com musica ao vivo.

Restaurante Porto Canoas - http://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/paginas/48-restaurante-porto-canoas.aspx 

Restaurante fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, um bom restaurante para recomendar, se o passageiro não quiser a opção de comida, tem opção de lanche em uma lanchonete ao lado.

Restaurante Tavolo - Para quem ama carne, esta é uma boa dica, a comida é excelente!

Churrascaria Rafain http://www.rafainchurrascaria.com.br/home/ - Jantar com Show, vale a pena conhecer!

Bar de Gelo na Argentina - Achei algo diferente, recomendo para quem gosta de balada e de beber, esta incluso no ingresso open bar.

DICAS DE PASSEIOS QUE AMEI

Passeio as Cataratas - Passeio indescritível nada como ver de perto aquela maravilha, apesar de ter visto famílias com criança em carrinho, recomendo que leve na bagagem cangurus para facilitar o trajeto. Leve água, protetor solar, boné, óculos escuros. Para chegar até as Cataratas, a trilha possui escadaria longa, sugiro que use tênis, sapatos anti derrapantes, capa de chuva (pode ser aqueles simples de plástico mesmo).

Parque das Aves - Passeio de 1 hora, onde você  entra no viveiro com as aves, passeio que recomendo para todas as idades. A riqueza das cores, nos vôos rasantes fazem as crianças se enlouquecerem.

Macuco Safári - Passeio de barco que não tem restrição de idade por parte do parque, tem mãe que faz o passeio com criança de colo, eu tive medo, mas quem curte uma aventura e um friozinho no estomago vai curtir. É muito seguro.

Itaipu -  Existem vários tipos de opções para visitar a Usina de Itaipu, mas fizemos o mais simples, acredito que o espetáculo não foi melhor devido as comportas estarem fechadas.

Eu recomendo o passeio de catamarã pelo lago de Itaipu, esse passeio tem opção de fazer a noite para ver a iluminação da barragem, e pode jantar no próprio barco que tem restaurante.

Museu de cera Dreamland - Réplicas de personagens, Mini Mundo e parque dos Dinossauros, tudo no mesmo local de visita, e esta sendo construído o museu de carros antigos, que em breve estará aberto para visita.

E se você quer explorar este destino encantador, me procure!

Abraços

Andressa Teixeira

lazer4@portofinoturismo.com.br

539
Categoria: 1000 Destinos - Parada Obrigatória

Andressa Teixeira

Consultora de viagem.

Comentários

Lígia

03/08/2015

Muita boa descrição do passeio Andressa. realmente uma profissional gabaritada. Confio sempre em suas dicas. Parabéns pela reportagem. Abraços.

Comentar Publicação

Andrea Romani Zerbini

Há mais de 16 anos no mercado de turismo, essa é minha paixão desde os meus 19 anos. Sou Turismóloga: já trabalhei em companhia aérea, agências de viagem particulares e especializadas em atendimento corporativo. Aos 24 venci a insegurança e montei meu próprio negócio. O que mais me cativa é o relacionamento com diferentes públicos todos os dias: fazer parte do planejamento e assessoramento de suas viagens é o que me realiza.

Instagram

Mais Visitados

Área Restrita

Portofino Turismo © 2017 - Todos os direitos reservados | MaPa.


Razão Social: H.R. Turismo e Passagens Ltda.     CNPJ: 06.256.161/0001-27